top of page

20 músicas que completam 20 anos em 2023

Atualizado: 14 de mar.




O ano era 2003, e a nossa maior preocupação era não dar tempo de chegar da escola para assistir aquele desenho...


Estamos velhos? Já senta que nesse post, você vai sentir aquela dor no ciático.

E lembrando que no final desse post, tem o link dessa playlist completa no Spotify.




1. Bring me to life - Evanescence


A canção do álbum Fallen, foi escrita por Amy Lee, Ben Moody e David Hodges. Ganhou dois prêmios, o Grammy Award de "Melhor Performance" de Hard Rock e o Prêmio Billboard de "Soundtrack Single".




2. Crazy In Love - Beyoncé feat. JAY Z


Essa é HIT!! A música, que contou com participação de Jay-Z. Ficou no topo das paradas musicais norte-americanas por oito semanas consecutivas, além de ser certificada como platina dupla no país. Mundialmente, foi o oitavo single mais vendido na década de 2000 com 8.5 milhões de unidades comercializadas, e ainda rendeu dois Grammy Awards para Beyoncé e Jay-Z, como “Melhor Canção R&B” e “Melhor Colaboração de Rap”.


E não foi só a música da diva que ganhou prêmios não, o videoclipe da música, dirigido por Jake Nava, também fez muito sucesso, vencendo três estatuetas no MTV Vídeo Music Awards de 2003: como “Melhor Vídeo Feminino”, “Melhor Vídeo R&B” e “Melhor Coreografia”.


Compositores: Beyoncé Knowles / Eugene Records / Rich Harrison / Shawn Carter.





3. Tô nem ai - Luka


Esse foi o primeiro single do álbum intitulado Porta Aberta, da cantora Luka, que na época tinha apenas 23 anos. A música hit do verão de 2003, foi composta por Roberto Souza Rocha (Latino), Lara, Luka e Sandro Tausz.


O cantor e compositor Latino, alguns anos depois afirmou que a inspiração para essa musica, foi a também cantora Kelly Key, com quem teve um relacionamento conturbado.




4. Adoleta - Kelly Key


E falando em Kelly Key, a música Adoleta do álbum "Do meu jeito", ficou no top 20 brasileiro das canções mais tocadas nas rádios, em 2003.


Compositores: Gustavo Lins / Umberto Tavares / Victor Junior.




5. Me Against The Music - Britney Spears feat. Madonna


E você lembra desse feat. da rainha do pop com a princesinha da América?


"Me Against The Music", e claro que uma parceria dessa renderia uma premiação, o Prêmio Billboard "Single Dance Mais Vendido do Ano". O álbum "In the Zone", também conta com o hino atemporal "Toxic", o hit foi a segunda música de trabalho desse disco, lançado apenas em janeiro de 2004.


Compositores: Britney Spears / Christopher Stewart / Dorian Michelle Hardnett / Terius Nash / Thabiso Nkhereanye / Gary Stewart O'brien / Madonna.




6. Amor maior - Jota Quest


A canção do mineiros da Banda Jota Quest, se tornou trilha sonora da novela "Mulheres apaixonadas", tema dos personagens Luciana (Camila Pitanga) e Diogo (Rodrigo Santoro).


Composição: Marcos Tulio De Oliveira Lara / Paulo Alexandre Amado Fonseca / Rogerio Oliveira De Oliveira / Marcio Tulio Marques Buzelin / Paulo Roberto Diniz Junior.




7. Where Is The Love? - The Black Eyed Peas


Em 2003 saiu o primeiro single do álbum, que projetou a carreira do Black Eyed Peas de maneira meteórica. “Where Is the Love?”, uma parceria com o cantor Justin Timberlake, vendeu dois milhões de cópias no mundo. A música se tornou primeiro lugar nas paradas de vários países da Europa e da Austrália e rendeu uma apresentação ao vivo no Grammy Latino ao lado de Juanes, o grande vencedor da noite.


Lançado em 24 de junho 2003, Elephunk é o terceiro álbum de estúdio do grupo de hip hop americano, que conta com grandes hits como: "Shut Up" e o lançado em julho de 2004, "Let's Get It Started".


Lembrando que ao final desse post, tem uma playlist completinha dessa lista, e como adoramos um bônus, vou deixar esses três hits pra você curtir. Afinal eles também completam 20 anos em 2023.


Compositores: Justin Timberlake / Will Adams / Jaime Gomez / Allan Apll Pineda / Printz Board / Michael Fratantuno / George Pajon.




8. Máscara - Pitty


Em 20 de abril de 2003, Pitty lança o seu primeiro single, "Mascara", que apesar da objeção da gravadora em lançá-la como single de estreia da obra por achá-la pouco comercial, a canção foi enviada para todas as rádio de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de ter seu videoclipe estreado na MTV Brasil. Apesar das controvérsias, geradas por alguns veículos de mídia que questionavam o fato de Pitty ser uma cantora rock da Bahia, a cantora mostrou a que veio.


O primeiro álbum da cantora "Admirável Chip Novo" veio recheado de sucessos, a música que deu nome ao disco "Admirável Chip Novo", "Teto de Vidro" e lançadas já em 2004, "Equalize" e "Semana que Vem".




9. Ivete Sangalo - Sorte Grande


"Poeira, poeira, poeira...Levantou poeira".

Ivete Sangalo estava em seus primeiros anos de carreira solo, mas ninguém duvidava do sucesso da diva do axé. "Sorte Grande" foi lançada em 2003 e agradou tanto que virou hit do carnaval em 2004. E até hoje, é uma das músicas mais tocadas em todos os carnavais!


Compositor: Lourenco Olegário Dos Santos Filho.




10. Vou deixar - Skank


O Skank, já era uma banda renomada quando lançou "Vou Deixar". A música se tornou tema do personagem "Ulisses" (Leonardo Brício) na novela "Da cor do pecado". Apesar da música ter sido lançada em 2003, a novela das 19h, estreou em janeiro de 2004.


Compositores: Samuel Rosa De Alvarenga / Francisco Eduardo Fagundes Amaral.




11. Hey Ya! - Outkast


Em 6 de junho de 2003, foi lançada um dos maiores hits dos anos 2000, "Hey Ya!". É uma canção composta e produzida por André 3000 para seu álbum de 2003, "The Love Below", parte do álbum duplo do OutKast, "Speakerboxxx/The Love Below".


A canção recebeu muitos elogios da crítica musical, além de vencer um Grammy Award para "Melhor Performance Urbana/Alternativa" no 46º Grammy Awards. Ele se tornou um sucesso comercial, alcançando o top 5 da maioria das paradas em que entrou, além de chegar ao topo da Parada de Singles ARIA, Billboard Hot 100, entre outros.




12. Brilha la luna - Rouge


A banda Rouge, formada no programa PopStar do SBT (2002), lançou seu segundo disco em 2003, o "C'est La Vie", e como primeiro single do disco veio "Brilha La Luna", que ficou por muitas semanas nos topo do ranking das músicas mais tocadas. E a romântica "Um Anjo Veio Me Falar", que se tornou a balada romântica de maior reconhecimento do grupo, além de ter sido tema da novela "Canavial de Paixões" do SBT.


O álbum foi um sucesso nas premiações, sendo indicado a 16 prêmios, ganhando 13 deles, incluindo quatro Capricho Awards, dois Meus Prêmios Nick, quatro Troféu Universal Musical, um Prêmio Multishow de Música Brasileira.


Fala ai, você dançou muito ao som de "Brilha La Luna"?


Compositores: Ricardo Bonadio.





13. In Da club - 50 Cent


A canção de estreia do Rapper 50 Cent, "In Da Club", do álbum "Get Rich or Die Tryin". A música foi lançada em janeiro de 2003, como principal single do álbum e alcançou o número um na Billboard Hot 100 dos EUA, tornando-se o primeiro single número um de 50 Cent nessa parada.


O videoclipe que acompanha "In da Club" ganhou o prêmio de "Melhor Vídeo de Rap" e "Melhor Artista Novo" no MTV Vídeo Music Awards de 2003. Já em 2009, a música foi listada no número 24 nas 100 melhores músicas da década da Billboard. E ficou em 13° lugar nas "Melhores músicas da década" da Rolling Stone. Em 2010, ficou em 448º lugar na lista das 500 melhores músicas de todos os tempos da Rolling Stone.


Compositores: 50 Cent / Dr.Dre / Mike Elizondo.




14. Somewhere I Belong - Linkin Park


E claro que não poderia faltar, uma das bandas de maior sucesso dos anos 2000, Linkin Park. O primeiro single "Somewhere I Belong" do segundo disco de estúdio da banda americana, lançado em 25 de Março de 2003.


O videoclipe foi premiado na categoria "Best Rock Vídeo" de 2003, no MTV Vídeo Music Awards.


Compositores: Joseph Hahn / Brad Delson / Dave Farrell / Mike Shinoda / Robert G. Bourdon / Chester Charles Bennington.




15. Qual é? - Marcelo D2


O Rapper carioca, na época com 36 anos, Marcelo D2, logo depois de ter deixado definitivamente a banda Planet Hemp, em 2003, se dedicou à carreira solo. No mesmo ano, D2 lançou seu segundo disco "A Procura da Batida Perfeita", e, desse disco, além do sucesso "Qual É", vieram outros, "A Procura da Batida Perfeita", "A Maldição do Samba", e "Loadeando", cantada com o seu filho Stephan.


Compositores: Antonio Carlos Marques Pinto / Jose Carlos Figueiredo / Marcelo Maldonado Peixoto / David Corcos.




16. Quando o Sol Se For - Detonautas


"Quando o sol se for, meu amor..."

Trilha sonora de malhação, "Quando o Sol se for", é um dos grandes sucessos da banda.

E ainda, em 2003, os Detonautas venceram o premio VMB de "banda revelação", e naquele ano abriram três shows da banda australiana Silverchair.



Compositores: Renato Rocha / Fabio Silva / Clyeston Oliveira / Luis Araujo / Rodrigo Netto / Eduardo Simao Lopes.




17. Por Causa de Você - KLB


O grupo KLB já era consagrado, marcando os primeiros anos do século, tudo que o trio lançava, era sucesso, e "Por Causa de Você" não foi diferente.


Eles ficaram muito conhecidos em lançar versões nacionais de grandes sucessos internacionais, como: "A Dor Desse Amor" (versão em português de "A puro dolor" de Omar Alfanno para o grupo "Sound by four"), "Ela Não Está Aqui" (versão em português de "I'd Love You to Want Me", do cantor norte-americano Lobo).


Compositores: Ivanilton De Souza Lima / Paulo Cesar Guimaraes Massadas / Michael Sullivan / Paulo Massadas.



18. Perfect - Simple Plan


A 20 anos, o Simple Plan lançava um de seus maiores sucessos e um marco na carreira da banda, "Perfect". Essa é a canção do Simple Plan que mais fez sucesso nos Estados Unidos, ocupando a posição 24ª na tabela Billboard, em 2003.


Em 2018, a Billboard, uma das revistas de música mais conceituadas do mundo, publicou em seu site, uma lista contendo 10 músicas homônimas intituladas Perfect, e entre elas, está um dos maiores sucessos do Simple Plan, "Perfect" presente no álbum de estreia da banda, No Pads, No Helmets… Just Balls.


Compositores: Arnold David Lanni / Arnold Lanni / Charles-Andre Comeau / Jean-Francois Stinco / Pierre Bouvier / Sebastien Lefebvre.




19. Vícios e Virtudes - Charlie Brown Jr.


Em 2003, o Charlie Brown Jr. lança seu álbum de maior sucesso, o "Acústico MTV: Charlie Brown Jr.", primeiro álbum ao vivo, entre os convidados, o grupo chamou Marcelo Nova, RZO, Negra Li e Marcelo D2, que participaram das versões de "Hoje" (Camisa de Vênus), "A Banca (Ratatá é Bicho Solto)", "Não é Sério" e "Samba Makossa" (Nação Zumbi).


A primeira música da trabalho do álbum foi a inédita "Vícios e Virtudes". E claro, fez o maior sucesso, afinal, Charlie Brown Jr. já era considerada uma das maiores bandas do país.


Compositores: Alexandre Magno Abrão / Luiz Carlos Leão Duarte Junior / Marco Antônio Valentim Britto Jr. / Renato Perez Barrio.




20. Someday - Nickelback


E por ultimo tem o rock da banda Nickelback.

"Someday", que foi lançada em 2003 como primeiro single do álbum "The Long Road". O hit chegou ao top 20 das músicas mais tocadas no ano.


Compositores: Chad Kroeger / Michael Kroeger / Ryan Peake / Ryan Vikedal.




E ai, sentiu aquela nostalgia? Ainda não?

Então aqui vai a playlist para você voltar em 2003!


Já aproveita para se tornar membro e não perder, nenhum post. Essa série de músicas está apenas no começo!


Beijos de luz e obrigada pelo bixscoito!

Escrito por: Gabriela Vieira.




Fonte: Lyrics, Spotify, Billboard, Uol, SimplePlan.com e G1.



Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


VanDraky
VanDraky
Feb 09, 2023

Nossa estou velho mesmo

Like
Replying to

Estamos! 😂

Like
bottom of page