A série que superou o recorde de Stranger Things 4.
A história da família queridinha dos brasileiros, e não estou falando de "A grande Família", e sim da sombria "Família Addams".
É um clássico, e para a alegria de geral, a Netflix lançou no dia 23 de novembro, uma série original da Wandinha, protagonizada pela maravilhosa Jenna Ortega e dirigida pelo talentoso Tim Burton.
A série recém chegada na plataforma, tem 8 episódios e todos já disponíveis.
Segundo dados oficiais da dona Netflix, Wandinha acumulou 341,2 milhões de horas assistidas desde a sua estreia, ultrapassando o recorde anterior de Stranger Things 4, que ostentava 335,01 milhões de horas vistas também em sete dias.
Hoje a série Wandinha está na primeira colocação do top 10, ficando à frente de 1899, Elite, Riverdale, Manifest, Sangue e Água, entre outras produções infantis.
Confira às 5 curiosidades da série:
1- Wednesday ou Wandinha?
Sim, está duvida não me saiu da cabeça e depois de algumas pesquisas, aqui vai o resultado. O nome Wednesday que em tradução livre, significa "quarta-feira".
Mas por que colocar o nome de alguém de "quarta-feira"?
A inspiração veio de uma cantiga infantil, lançada em 1938, em que o autor se inspirou. Na música, cada dia da semana em que as crianças nasceram, definem a sua personalidade. Para entender melhor, confira a letra:
“A criança da segunda-feira é bonita
A criança de terça-feira é cheia de graça
A criança da quarta-feira é cheia de aflições
A criança da quinta-feira vai longe
A criança da sexta-feira é amável e generosa
A criança do sábado trabalha tudo para viver
E a criança nascida no dia de Sabá
É bonita e alegre, boa e feliz”.
No poema original, a frase diz: “Wednesday’s child is full of woe”. "Woe", que significa angústia e tristeza. Assim, fica um pouco mais claro, o motivo da escolha do nome.
Até aqui tudo bem, mas por que no Brasil o nome de Wednesday se transformou em Wandinha?
Não se tem um motivo da troca do nome da personagem comprovado, mas à indícios que para a dublagem brasileira a pronúncia de Wandinha seria mais adequada, do que Wednesday. Mas, cá para nós, o nome Wandinha é muito melhor, do que usar o nome "quarta-feira".
Mesmo não sabendo ao certo o porquê da mudança, é comum dublagens pelo mundo alterarem títulos de produtos e nomes de personagens para aproximar o material do público consumidor.
2 - Wandinha baladeira?
Você deve ter se deparado nos últimos dias com um vídeo de uma certa dança, envolvendo a protagonista. Mas o que nem todo mundo sabe, é que foi a própria Jenna Ortega que criou essa coreografia do zero! De acordo com a atriz, ela passou um bom tempo estudando como funcionavam as danças dos clubes góticos dos anos 80, e temos até uma certa inspiração de “Thriller”, de Michael Jackson. O resultado ficou incrível!
3 - Sem piscar
Durante as gravações o diretor Tim Burton, reparou que a atriz Jenne Ortega, gravou uma tomada inteira sem piscar. Foi ai então que ele perguntou, se ela poderia fazer aquilo para toda a série. E isso para quem já assistiu, claro, deu todo charme a personagem sombria.
O criador da série, Miles Millar, disse que assim que viu a atriz, soube que ninguém mais poderia interpretar Wandinha. Millar diz que Ortega o lembra uma atriz de cinema mudo porque “ela é capaz de transmitir coisas sem palavras”.
4 - Duas Wandinhas?
Os fãs da Família Addams podem reconhecer a professora de botânica Marilyn Thornhill, interpretada por Christina Ricci. Que interpretou a personagem Wandinha nos dois filmes, A Família Addams (1991) e A Família Addams 2 (1993).
Embora a atriz tenha interpretado a Wandinha nos filmes, na série, não há nenhuma citação aos filmes. E se compararmos a personagem Wandinha dos filmes, dos anos 90 e a Wandinha da série, são um tanto "diferentes". Cada uma com a identidade destinta de sua época.
5- Monstro Hyde
O mistério do monstro que envolve a trama, "Hyde". Esse nome vem da noveleta "O médico e o monstro" (1886), do autor escocês Robert Louis Stevenson. Nesse clássico da literatura gótica, o Sr. Hyde é o alter ego maligno e violento do Dr. Jekyll. O Hyde é, portanto, o lado sombrio do personagem, o que reforça a relação com a literatura.
A inspiração para a literatura, vem de uma história real: o diácono escocês William Brodie (1741-1788), cidadão exemplar durante o dia e assaltante de lares de classe média à noite. Também nasceu dos sonhos de Stevenson, que o levaram a escrever, em pouco tempo, o rascunho da sua noveleta. A influência de "O médico e o monstro" é inegavelmente grande. Sua permanência na cultura deve-se sobretudo à narrativa de tensão e mistério que o autor criou em Londres na época vitoriana.
*Bônus: Sobre os boatos de ter uma segunda temporada, a Netflix ainda não confirmou a renovação de Wandinha. Como a série estreou, há duas semanas, vamos esperar ansiosos pela confirmação.
Bom, agora que você já sabe um pouco mais da série mais falada do momento, deixa aqui abaixo a sua opinião, e corre lá para maratonar Wandinha na Netflix!
Beijos de luz e obrigada pelo bixscoito!
Escrito por: Gabriela Vieira.
Fontes: TecMundo, Metrópole e Adoro Cinema.
Mano essa serie da wandinha é incrivel, e que matéria sensacional, 5 curiosidades que eu não sabia!